sábado, 14 de maio de 2016

VIVENDO SEGUNDO O PROPÓSITO DE DEUS

Foto: Ítalo Ricardo
Ec 4:4 - Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. 

A vida de toda pessoa é dirigida por algo, algum objetivo. O que tem motivado a sua existência? Algumas pessoas São manipuladas pelas lembranças, passam a vida fugindo do remorso e ocultando a vergonha. O propósito de Deus não está limitado pelo nosso passado, Ele é especialista em dar às pessoas um novo começo.

Sl 32:1 - Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!

Aqueles que nos magoaram no passado não poderão continuar a nos ferir, a menos que nos apeguemos ao ressentimento.

Fp 3:13 - É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.

PROPÓSITO:
  • Padrão pelo qual avaliamos nossas ações, para saber as que são essenciais e as que não são. 
  • Quem não conhece seu propósito exagera nas atividades - por conta disso fica estressado e com conflitos. 
  • Uma vida dirigida por propósitos conduz-nos a um estilo de vida mais simples e com uma agenda mais organizada. 

A verdadeira alegria da vida está em ser usado por um propósito reconhecido por você mesmo como grandioso.


1. VOCÊ FOI PLANEJADO PARA AGRADAR A DEUS

Is 61:3 - para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o Senhor plantou para mostrar a todos a sua glória.
Dar prazer à Deus é o que se chama adorar. Qualquer atitude sua que agrade à Deus é um ato de adoração.

Sl 147:10, 11 - O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos, mas, sim, as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor.

Quando não conseguimos adorá-lo, agradá-lo, achamos um substituto - ainda que sejamos nós mesmos. Isso é o que podemos chamar de idolatria.

Adorar deve ser nosso estilo de vida. Ela é anterior à música, e é muito mais que música - Adão adorou a Deus no jardim do Éden quando ainda não havia sido criado música nenhuma.

Como é possível fazer tudo para a glória de Deus? Fazendo tudo como se estivesse fazendo para Ele e mantendo comunhão com Ele durante a execução da tarefa.

Muitos cristãos parecem emperrados em uma adoração rotineira e insatisfatória ao invés de desenvolver uma relação de amizade com Deus. Isso acontece porque se obrigam a utilizar métodos devocionais ou estilos de adoração que não se ajustam à maneira concedida por Deus à cada um.

Não há um modelo único de aproximação para adorar e amar à Deus. Mas é certo que você não lhe glorifica tentando ser uma coisa que Ele não quer que você seja.

Jo 4:23 - Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.

A presunção, o convencimento e o orgulho destroem a comunhão mais rápido que qualquer outra coisa. O orgulho ergue muros, a humildade ergue pontes.

Ec 8:6 - Existe um tempo certo e um modo certo de fazer cada coisa.


2. TRANSFORMADO PELA PROVAÇÃO

2 Co 4:17 - E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.

Deus tem um propósito por trás de cada adversidade. Ele usa as circunstâncias para curar o nosso caráter. Ele se utiliza mais das circunstancias para nos fazer parecidos com Jesus do que mesmo do tempo que passamos lendo a Bíblia. O Senhor nos alertou que passaríamos por tribulações.

Jo 16:33 - Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

Deus utiliza os problemas para que nos aproximemos dele. É durante os problemas e dificuldades que aprendemos a fazer as orações mais sinceras e autênticas a Deus. Na hora da luta não temos disposições para orações superficiais.

No sofrimento aprendemos coisas à respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma. Deus permitiu que José fosse preso, que Daniel fosse lançado na cova dos leões, que Jeremias fosse lançado no poço de lama e que Paulo sofresse três naufrágios. Ele poderia ter livrado cada um deles, mas não o fez, ao contrário, permitiu que esses problemas acontecessem e, no meio dessas circunstâncias, cada um desses homens foi trazido para mais perto do Senhor.

Nenhum problema acontece sem a permissão de Deus. Os acidentes são apenas circunstâncias no plano de Deus para a nossa vida, e a demora não é uma negativa de Deus.

Hb 2:3 - Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.


3. FOMOS FEITOS PARA UMA MISSÃO

Pv 11:30 - Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio.

Você foi feito para uma missão. O Senhor quer que você tenha tanto um ministério no Corpo de Cristo quanto uma missão no mundo. O ministério é seu serviço com os que creem. A sua missão é seu serviço com os que não creem.

A missão de Jesus na terra é nossa missão agora, pois somos o Corpo de Cristo. Que missão é essa? Apresentar Deus às pessoas. Cristo nos chama não apenas para "vir à Ele", mas para "ir por Ele". O Senhor nos responsabiliza pelos descrentes que estão à nossa volta.

Ez 3:18 - Se eu anunciar que um homem mau vai morrer, e você não avisar esse homem para que pare de fazer o mal e assim salve a sua vida, ele morrerá como pecador, e você será o responsável pela morte dele.

Nossa missão é um privilégio formidável. Embora seja uma grande responsabilidade, é uma honra ser usado por Deus.
2 Co 5:18 - Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.

Deus hoje nos chama para realizar a Sua obra. Ele quer que apresentaremos Cristo às pessoas, trazendo-as para a comunhão. 

É disso que se trata uma vida com propósito. Independente de sua idade, o restante de sua vida pode ser a melhor parte dela, e você pode hoje mesmo começar a viver com propósitos, sendo o primeiro deles TER JESUS COMO SENHOR E SALVADOR, para depois partilhar esta verdade com as outras pessoas.

Pra. Ana Cunha

P.S. Texto produzido como resultado de foto-leitura feita no livro "Uma vida com propósitos: você não está aqui por acaso" de Rick Warren, enquanto buscava uma palavra para ministrar para minha equipe, em 10 de abril de 2014.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, pastora.

    Fiquei encantado com a observação no final dizendo que o texto foi produzido como resultado de foto-leitura feita no livro "Uma vida com propósitos: você não está aqui por acaso" de Rick Warren, enquanto buscava uma palavra para ministrar para minha equipe, em 10 de abril de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, inclusive por me ensinar tão preciosa técnica: a foto-leitura.

      Excluir
    2. Ahhh essas ministraçoes são como bálsamo para minha alma. Obrigada senhor por usar essa pastora linda! Te amo líder

      Excluir
    3. Obrigada Lu. Que o Senhor continue ministrando ao teu coração. Bjs.

      Excluir